Prefeitura Municipal de Itajaí
Sobre
Itajaí, um dos municípios mais importantes de Santa Catarina, possui uma rica formação étnica e cultural. Sua história remonta aos povos indígenas, especialmente os tupi-guaranis, que deram origem ao nome da cidade — uma referência ao “rio das pedras”.
A ocupação pelas mãos do homem branco iniciou-se após o Tratado de Tordesilhas (1494), quando a região passou a ser oficialmente portuguesa. No século XVII, com o interesse pela exploração de metais preciosos, o bandeirante João Dias de Arzão foi um dos primeiros colonizadores a se estabelecer nas margens do rio Itajaí-Açu, embora não tenha fundado uma povoação formal.
A colonização efetiva começou em 1750 com a chegada de imigrantes vindos da Ilha da Madeira e dos Açores. Um marco importante ocorreu em 1777, quando a invasão espanhola à Ilha do Desterro (atual Florianópolis) provocou a migração de famílias luso-açorianas para o norte da Capitania de Santa Catarina, impulsionando o crescimento e a organização da região que hoje é Itajaí.
Com sua posição estratégica no litoral e às margens do rio Itajaí-Açu, a cidade cresceu e se consolidou como um dos polos econômicos, portuários e culturais do estado.