
Prefeitura Municipal de Itá
Sobre
A cidade de Itá, fundada em 1919, foi inicialmente colonizada por descendentes de italianos e alemães, que se dedicaram à extração de madeira e, posteriormente, à produção de cachaça. Os pioneiros no desbravamento da região foram Theodoro Scheuble e sua família, seguidos por famílias como a de Valentin Bernardi e os irmãos Pedro e Ângelo Paludo, que iniciaram o processo de loteamento local.
O nome Itá, de origem tupi-guarani, significa “pedra” e foi sugerido pelo caboclo Luís de Campos.
Em 1924, o povoado foi elevado à categoria de distrito, vinculado ao município hoje denominado Joaçaba. A emancipação político-administrativa ocorreu em 13 de dezembro de 1956, tendo como prefeito provisório João Moschetta e como primeiro prefeito eleito Pedro Paludo.
Com a construção da Usina Hidrelétrica de Itá, iniciada em 1980, interrompida e retomada em 1995, a cidade original foi totalmente alagada, levando à necessidade de relocação da população. A nova sede foi estabelecida a 5 km da antiga, por meio de um projeto participativo com os moradores, órgãos públicos e a Eletrosul. O marco histórico da fundação da nova cidade foi em 12 de dezembro de 1981, sendo sua inauguração oficial em 1996, com obras finalizadas entre 1997 e 2000.
Um símbolo marcante da antiga Itá são as torres da igreja matriz, que permanecem parcialmente visíveis no lago da usina. Esse monumento se tornou um ícone turístico e símbolo de resistência das comunidades do Alto Uruguai, submersas em nome do progresso energético.
A nova Itá transformou-se em referência internacional em turismo sustentável, destacando-se por sua beleza natural, atividades termais e aquáticas, e compromisso com a sustentabilidade. Em 2023, o município conquistou o Selo Prata do Green Destinations Award, certificação reconhecida globalmente (GSTC) no setor de turismo responsável. Pelo quarto ano consecutivo, Itá está entre os Top 100 Green Destinations do planeta.
Além disso, a Prainha de Itá entrou para a história como a primeira praia de água fluvial das Américas a receber o Selo Bandeira Azul, a maior distinção internacional de qualidade ambiental para praias — feito repetido também em 2024.
Itá é sinônimo de turismo com responsabilidade, unindo memória, natureza, e desenvolvimento sustentável.